Em primeiro lugar, feliz natal!!!
Então gostaria de falar um pouco sobre os ciclos da vida e tomar decisões.
É interessante refletir como Jesus é o único a celebrar aniversário, mesmo após a ‘’morte’’, mas também ressuscitado está vivo logo mantém a lógica.
Se por Adão e Eva entrou o mal no mundo, a morte e o pecado. Jesus e Maria trouxeram vida e salvação. O sim de Maria foi o mais importante na história, e um homem foi morto por todos. Se todos pagaram por um, um pagou por todos. Isso é uma questão recorrente na pandemia.
O amor e o poder não se misturam, porque estão baseados em princípios auto excludentes o amor à liberdade e o poder ao controle. Herodes ficou abalado com essa possibilidade, e determinou uma tenebrosa chacina. Quando ele morre a sagrada família pode viver em paz.
Ao apresentar Jesus no templo, Maria teve de escutar ''Uma espada há de trespassar-lhe a alma’’ (Lc 2:35). Quando ela e José perderam-no de vista no templo, provavelmente ela tenha lembrado e se angustiado com a premonição. Ela já havia tido a dor do parto natural, dizem ser uma das piores, mas nada poderia ser pior do que ver o filho sofrer humilhação e ''partir'' na frente dos olhos, sem poder fazer nada, mas foi assim a crucificação. Assim tornou-se mãe da humanidade.
Deus é amor. Jesus é Deus. Jesus é o amor encarnado, e Maria como figura materna reflete o amor pelo filho e do filho vindo do pai. Nisso se percebe o amor não é só afeto, sentimento, pensamento, emoção logo não é fazer o outro se sentir bem, porque de certa forma amar implica em mal estar, ele tem mais haver com sacrifício, dar a vida, no sentido de abrir possibilidades, é fazer o outro extrair o melhor de si, para si. A frase ‘’o amor é fazer o bem, sem olhar a quem‘’ pode estar no caminho. Talvez colocaria ‘’O amor é a capacidade de se sacrificar e a vida dada ao outro em silêncio.
O amor é a maior força do mundo, revolucionária, diante do amor não há como ser o mesmo. O amor é a vida que se dá ao outro, livremente. O amor é o bem gerado no outro. Nesse sentido o amor não é exclusivo a relações tidas ''amorosas'', mas pode estar em qualquer tipo de vínculo.
As pessoas que mais amamos são as que mais nos machucam e machucamos, como sendo algo direcionado ao outro a empatia é fundamental, mas é errôneo dizer como sendo ''se colocar no lugar do outro'', na verdade isso se chama projeção. É tratar o outro como ele gostaria de ser tratado. Amar é se importar com o outro, é respeitar, é transparência, liberdade nada é obrigação, mas é feito por que as vezes sem saber o porquê.
Faz parte também do amor discutir, descordar, é poder ficar triste, errar, ser franco, é deixar ser magoado por que só assim que se faz um vinculo de verdade possível de durar. Os dez mandamentos existem justamente para trazer harmonia as pessoas. Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém. Jesus não passa a mão na cabeça das pessoas, mas pedi a mudança de comportamento. Deixar de corrigir o outro, por que vai machuca-lo, na verdade isso é justamente o contrário, é não se importar, mas é claro como a Bíblia já disse a correção fraterna, se dá em em uma conversa direta e em sigilo com as pessoas envolvidas''
É surpreendente pensar em todas as experiências vividas e mudanças ocorridas nesses últimos 3 anos, principalmente, aqueles oriundos da falta de planejamento. A vida é um mistério incrível, mas o ingrediente só não podia deixar de ser ele: O AMOR!!!!